O atraso na fala e na linguagem pode ser um dos primeiros sinais da deficiência intelectual (DI) ou do atraso global do desenvolvimento (AGD). A linguagem é uma habilidade cognitiva complexa que envolve a compreensão e a produção de fala, e seu desenvolvimento depende da maturação neurológica e da interação com o ambiente.
Na deficiência intelectual, o desenvolvimento da linguagem ocorre mais lentamente, e a criança pode apresentar:
• Atraso nas fases do desenvolvimento da linguagem (balbucio tardio, primeiras palavras após os 2 anos, frases curtas além dos 3 anos);
• Dificuldade na comunicação espontânea, usando falas mecânicas ou repetições de palavras (ecolalia);
• Uso predominante de gestos ou vocalizações sem significado para se comunicar;
• Dificuldades no aprendizado da leitura e escrita, além de dificuldades na compreensão de instruções simples.
O atraso na fala pode estar presente também em outras condições, como:
• Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – onde podem ocorrer dificuldades na comunicação social e padrões de linguagem atípicos;
• Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) – caracterizado por dificuldades específicas na aquisição da linguagem sem comprometimento intelectual;
• Distúrbios auditivos – quando há perda auditiva que interfere na percepção dos sons da fala.
O diagnóstico correto deve ser realizado por um médico especialista, como um foniatra ou neurologista infantil, com base em avaliações padronizadas e no acompanhamento do desenvolvimento da criança.