Deficiência intelectual e atraso de fala e linguagem 

Qual a relação entre atraso de fala e deficiência intelectual?

 

O atraso na fala e na linguagem pode ser um dos primeiros sinais da deficiência intelectual (DI) ou do atraso global do desenvolvimento (AGD). A linguagem é uma habilidade cognitiva complexa que envolve a compreensão e a produção de fala, e seu desenvolvimento depende da maturação neurológica e da interação com o ambiente.

Na deficiência intelectual, o desenvolvimento da linguagem ocorre mais lentamente, e a criança pode apresentar:
    •    Atraso nas fases do desenvolvimento da linguagem (balbucio tardio, primeiras palavras após os 2 anos, frases curtas além dos 3 anos);
    •    Dificuldade na comunicação espontânea, usando falas mecânicas ou repetições de palavras (ecolalia);
    •    Uso predominante de gestos ou vocalizações sem significado para se comunicar;
    •    Dificuldades no aprendizado da leitura e escrita, além de dificuldades na compreensão de instruções simples.

O atraso na fala pode estar presente também em outras condições, como:
    •    Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – onde podem ocorrer dificuldades na comunicação social e padrões de linguagem atípicos;
    •    Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) – caracterizado por dificuldades específicas na aquisição da linguagem sem comprometimento intelectual;
    •    Distúrbios auditivos – quando há perda auditiva que interfere na percepção dos sons da fala.

O diagnóstico correto deve ser realizado por um médico especialista, como um foniatra ou neurologista infantil, com base em avaliações padronizadas e no acompanhamento do desenvolvimento da criança.

 

O que é deficiência intelectual?

 

A deficiência intelectual (DI) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por dificuldades significativas no funcionamento intelectual e adaptativo, surgindo antes dos 18 anos.

No DSM-5-TR (2022), a Deficiência Intelectual é denominada como "Transtorno do Desenvolvimento Intelectual" (Intellectual Developmental Disorder - IDD).

Anteriormente chamada de "Retardo Mental", a nomenclatura foi atualizada no DSM-5 (2013) para "Deficiência Intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Intelectual)" (Intellectual Disability [Intellectual Developmental Disorder]), alinhando-se às diretrizes da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Critérios diagnósticos no DSM-5-TR:
Para o diagnóstico, são considerados três critérios principais:

1️⃣ Déficits nas funções intelectuais (raciocínio, resolução de problemas, planejamento, julgamento, aprendizado acadêmico e experiência prática), confirmados tanto por testes padronizados quanto pela avaliação clínica.

2️⃣ Déficits no funcionamento adaptativo, comprometendo a independência da pessoa em múltiplos contextos, como comunicação, vida social e habilidades práticas.

3️⃣ Início na infância ou adolescência, antes dos 18 anos.

O diagnóstico não se baseia apenas no QI abaixo de 70, mas também na avaliação do funcionamento adaptativo em três domínios:
🔹 Conceitual (habilidades acadêmicas e cognitivas)
🔹 Social (habilidades de comunicação e interação)
🔹 Prático (habilidades da vida diária e independência).

 

Qual a prevalência da deficiência intelectual?

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência da DI varia de 1% a 3% da população infantil, sendo maior em países de baixa e média renda.

 

A classificação tradicional baseada no QI é:


  • Leve: QI 50 a 70   Frequência: 85%
  • Moderada: QI 35 a 49  Frequência:  10%
  • Grave: QI  a 34   Frequência: 3 a 4%
  • Profunda:  QI < 20    Frequência:  a 2%


Em crianças menores de 5 anos, quando o teste de QI não pode ser aplicado com precisão, usa-se o termo “atraso global do desenvolvimento” (AGD).


 

Quem pode fazer testes de QI?


Os testes de inteligência são aplicados a partir dos 5 anos, pois antes dessa idade os marcos do desenvolvimento são mais confiáveis para avaliação.



Antes dos 5 anos, crianças com suspeita de deficiência intelectual ou atraso global do desenvolvimento podem apresentar:


    •    Atraso na linguagem (balbucio tardio, poucas palavras aos 2 anos, frases curtas além dos 3 anos);


    •    Dificuldades motoras finas (problemas para segurar lápis, talheres ou desenhar);


    •    Atraso na autonomia (dificuldade para se alimentar sozinho, tirar fraldas ou vestir-se);


    •    Alterações comportamentais (problemas para dormir, agressividade, ansiedade intensa);


    •    Dificuldades sociais (pouca interação com outras crianças, brincadeiras repetitivas ou isoladas).


 

Quais são as principais causas da deficiência intelectual ou do atraso global do desenvolvimento?

 

As causas podem ser genéticas ou ambientais.

Causas genéticas

Mais de 1000 genes já foram associados à deficiência intelectual. As condições genéticas mais comuns incluem:
    •    Síndrome de Down (1:700 a 1:1000 nascidos vivos);
    •    Síndrome do X Frágil (1:5000 nascidos vivos).

Causas ambientais

Os fatores ambientais podem afetar o cérebro durante a gestação, o parto ou os primeiros anos de vida.
    •    Durante a gestação:
    •    Infecções congênitas (rubéola, sífilis, toxoplasmose);
    •    Desnutrição materna;
    •    Exposição a álcool e drogas (Síndrome Alcoólica Fetal).
    •    Durante o parto:
    •    Prematuridade extrema;
    •    Baixo peso ao nascer;
    •    Asfixia perinatal (falta de oxigênio no nascimento).
    •    Nos primeiros anos de vida:
    •    Infecções do sistema nervoso central (meningite, encefalite);
    •    Distúrbios metabólicos (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito);
    •    Epilepsias de difícil controle;
    •    Desnutrição grave;
    •    Traumas cranianos.

 

Quando procurar um especialista?

 

Se uma criança apresentar atraso na fala, dificuldade de comunicação ou aprendizado, a avaliação com um médico foniatra, neuropediatra ou geneticista pode esclarecer se há deficiência intelectual, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) ou Transtorno de Fala. 

 

O diagnóstico precoce e a introdução de terapias especializadas, como fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicoterapia, são essenciais para estimular o desenvolvimento da criança e minimizar impactos na vida escolar, social e profissional.

 

Referências bibliográficas

 

•    American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5-TR). 5ª ed. Washington: APA, 2022.
    •    Organização Mundial da Saúde (OMS).
    •    Huang J, Zhu T, Qu Y, Mu D. Prenatal, perinatal and neonatal risk factors for intellectual disability: a systemic review and meta-analysis. PLoS One. 2016; 11(4): e0153655. DOI: 10.1371/journal.pone.0153655.
    •    Johnson CP, Walker WO Jr, Palomo-González SA, Curry CJ. Mental retardation: diagnosis, management, and family support. Curr Probl Pediatr Adolesc Health Care. 2006 Apr; 36(4): 126-165. DOI: 10.1016/j.cppeds.2005.11.005.

 

Dra. Mônica Elisabeth Simons Guerra

CRM-SP 109056 | RQE 24850
Otorrinolaringologista e Foniatra

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